Sachê Orgânico e 100% Biodegradável: É Possível?!

Sachê Orgânico e 100% Biodegradável: É Possível?!

Você sabia que a Iamaní é a primeira marca brasileira de chás a produzir um sachê orgânico e 100% biodegradável?


A partir da tecnologia alemã Glatfelter Dynagreen®, utilizamos as fibras da bananeira para envolver nossos chás e isso é bastante significativo!

Com nome científico "Musa Paradisíaca" a bananeira possui fibras que, se descartadas corretamente, demoram cerca de 15 a 20 dias para se decomporem na terra e ainda se tornarem adubo!


Por outro lado, os sachês tradicionais são reforçados com substâncias químicas que podem liberar milhões de microplásticos e bilhões de nanopartículas de plásticos que contaminam diretamente a bebida tomada, além de se espalharem no meio ambiente e contaminam o solo e a água. 

Uma pesquisa publicada na revista Environmental Science & Technology divulga esses dados e reforça que, embora a maioria dos sachês tenha a indicação de serem feitos de seda, grande parte é constituída de plásticos químicos como nylon e tereftalato de polietileno, o mesmo da garrafa PET! 


É importante ressaltar que, mesmo que os saquinhos sejam realmente feitos de seda, alguns fabricantes ainda usam pequenas quantias de plástico para reforçar a estrutura dos sachês.

Aliás, vamos lembrar que o plástico é uma substância que pode levar mais de 500 anos para se decompor completamente e é um dos responsáveis pela maior parte da contaminação do nosso planeta. 


Se queremos deixar um mundo saudável e sustentável para as futuras gerações, precisamos urgentemente encontrar novas alternativas ao plástico, em todas as áreas da sociedade e, nós da Iamaní, como marca de chás orgânicos e ecológicos, estamos sempre inovando e investindo para fazer a nossa parte!

Voltar para o blog